segunda-feira, 18 de outubro de 2010



José Ângelo Gaiarsa


Apesar dos 90 bem vividos anos, me choquei ao saber, no sábado à tarde, da morte do psicanalista José Ângelo Gaiarsa.

Foi um nome fundamental para mim e que me ajudou na conexão das filosofias e idéias anarquistas e de vanguarda com o melhor da literatura do século XX. A literatura porque eu estava descobrindo Joyce, Rosa e os irmãos Campos. E a conexão porque era bem vinda com a fala de Gaiarsa nos livros e na tv.

Realmente foi um sopro de liberdade naqueles tormentosos anos 80 ...

E sempre me lembro e então falo de Gaiarsa para os amigos.

Tive a grata oportunidade de participar de umas 3 ou 4 palestras dele.

Gaiarsa teve a vida que pregou e realmente é um dos raros intelectuais e agitadores do comportamento, que não precisava exemplificar. Bastava dar conhecer, ao interlocutor, sua prazerosa e riquíssima humana vida. E o que pode ser mais forte, que o exemplo vivido ?

Obrigado, por seus conselhos, seus tantos trintas livros e sua humana qualidade de se descobrir e se reinventar todos os dias.


Aldo Moraes ( compositor )
www.tramavirtual.com.br/aldo_moraes

Um comentário:

  1. Leela Corby
    Conheci o Gaiarsa assistindo ao programa da Xenia nos anos 70. Quando meu marido, na epoca, disse um dia "voce esta louca eu vou te levar a um psiquiatra!" A minha resposta foi _ Eu quero o Dr. Gaiarsa! Fui cliente de 1979 a 1980. De 1980 a 1989 fui namorada, amante, assistente... Nos casamos no cartorio de Pinheiros no dia 1 de Julho de 1989. O divorcio foi finalizado em 1997. Permanecemos amigos desde entao. Aconteceu de eu estar de visita ao Brasil quando ele faleceu eu estava planejando visita-lo na semana seguinte a minha chegada quando recebemos a noticia do falecimento. tive a oportunidade de dar meu ultimo adeus. Acredito que nunca deixamos de amar aqueles que um dia amamos. Por 18 anos compartilhamos nossos sonhos, planos para o futuro, medos e conquistas o Gaiarsa (depois do nascimento dos meus filhos) foi o maior acontecimento da minha vida

    ResponderExcluir