segunda-feira, 27 de setembro de 2010




CONCERTO no interior da IGREJA DA CANDELÁRIA - Rio de Janeiro

Pça. Pio X, centro



v 6 de outubro, quarta-feira, às 18 :30 h

Duo Pianístico da UFRJ

Maria Helena de Andrade e

Sonia Maria Vieira

Piano a quatro mãos



Homenagem aos 200 anos do nascimento de Schumann em

comemoração à Data Nacional da

República Federativa da Alemanha



Apoio: Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro



Obras de Schumann











Realização



IRMANDADE DO SS. S. DA CANDELARIA





Projeto Candelária – XVI Temporada



CONCERTOS no interior da IGREJA DA CANDELÁRIA - Rio de Janeiro



Objetivando participar do processo de revitalização do centro histórico da cidade, a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária criou, em 1992, o Projeto Candelária, inicialmente promovendo exposições fotográficas e de cartofilia. Entrou, a seguir, na área musical, passando, em 16 de agosto de 1995, a apresentar, regularmente, concertos de música erudita.



Há séculos que a arte musical está presente na igreja da Candelária. Alberto Nepomuceno foi o regente de grande orquestra e coro, nas solenidades da inauguração do novo templo, em 1898, após 123 anos de construção. Foi ali que se realizou o grande concerto em homenagem aos chefes de estado participantes da Rio-92. E Igor Stravinsky regeu, na nossa igreja, em 1963, a sua Missa em Louvor de João XXIII.



O Projeto Candelária veio tornar regulares os tradicionais, mas intermitentes concertos. Hoje, os eventos acontecem, normalmente, às 18:30 horas, em duas quartas-feiras de cada mês, entre março e dezembro. Ocasionalmente, são realizados em outros dias, para atender ao calendário de artistas estrangeiros que nos visitam, o que já nos levou a apresentar sete concertos em um só mês.



As candidaturas de artistas que desejam apresentar-se na Candelária, surgem das mais diversas partes do mundo. Países dos cinco continentes já trouxeram sua arte à nossa igreja. A Comissão Artística que, voluntariamente, assessora a Irmandade, avalia os currículos e propõe a programação do ano seguinte.



Periodicamente, são distribuídos comunicados para as editorias culturais, o que tem proporcionado excelente e continuada divulgação.



O Projeto Candelária, já na décima sexta temporada ininterrupta, realizou mais de 360 eventos, para mais de 150.000 espectadores, o que resulta na média de mais de 400 pessoas por apresentação.



Há a ressaltar que, em algumas ocasiões, a igreja fica superlotada, com mais de mil espectadores. Inúmeras autoridades, entre as quais ministros, governadores e prefeitos, têm prestigiado nossos concertos. Várias representações diplomáticas procuram a Irmandade, para comemorarem, com concertos abertos ao público, as suas festas nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário