sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Alunos e professores comemoram os 60 anos do Senai Londrina

Alunos de cursos profissionalizantes ofertados pelo Senai Londrina participaram terça-feira (10) da comemoração pelos 60 anos de criação da unidade. O aniversário oficial é em 11 de agosto e foi marcado com um grande evento, com a presença de dirigentes do Sistema Fiep, do Senai Paraná, de empresários e lideranças na região, como o Prefeito Barbosa Neto.

Na véspera, alunos dos três turnos homenagearam a entidade em encontros descontraídos realizados no pátio da unidade, na Rua Belém, onde a está instalada desde 1950. Junto com professores e convidados especiais, os jovens cantaram parabéns e cortaram o bolo de aniversário. "Esse é um momento para celebrar os resultados de todos esses anos e reafirmar nossa fé no futuro", disse o gerente do Senai Londrina, Alexandre Lourenço Ferreira. "No aniversário de 60 anos, o Senai Londrina reafirma seu compromisso de ser um pilar para o desenvolvimento da comunidade industrial da região", ressaltou.

Primeira estrutura do Senai Paraná no interior do Estado, e uma das primeira do Brasil, a unidade foi instalada quando Londrina dava os primeiros passos para o desenvolvimento do seu parque industrial. O Senai teve forte contribuição nesse processo, através da formação de mão de obra para o setor.

Nessas seis décadas, mais de 300 mil profissionais foram formados em cursos de diferentes níveis, abrangendo iniciação profissional, aprendizagem industrial, qualificação, aperfeiçoamento e técnico de nível médio, pós-graduação e MBA.

Na comemoração do aniversário, os jovens que estudam no Senai atualmente puderam conhecer a trajetória do ex-aluno de Sérgio Fagundes, que na infância sobreviveu com a família como catador de papel e é hoje profissional e empresário de sucesso. "A educação e o conhecimento transformaram a minha vida", disse ele, que fez curso de aprendizagem industrial no Senai Londrina, em 1989, e após atuar também como professor na entidade, formou-se em engenharia elétrica, tornou-se profissional especializado em manutenção e reparos em usinas geradoras energia elétrica e criou uma empresa própria.

"O Senai foi o início de tudo. Além de iniciação profissional, aprendi aqui tudo o que levo em valores, como ética, respeito, companheirismo e a busca de qualidade em tudo o que faz. O exemplo dos professores foi fundamental", afirmou Sérgio. Os alunos se emocionaram e aplaudiram o vídeo do programa Globo Repórter, que tratou de sua história de superação.

Entre a turma que cantou o Parabéns ao Senai Londrina estavam o professor Alcides Aparecido Gonçalves, 50 anos, e o filho Daniel Cesar, de 18 anos. Alcides fez curso de Aprendizagem em mecânica automotiva, há 30 anos, em Maringá. Há 23 anos é professor no Senai, dos quais 13 anos na unidade de Londrina. "Foi o Senai que me deu a orientação para a profissão e a vida", diz Alcides.

Essa convicção foi exemplo para o filho, Daniel, que também fez curso de aprendizagem e neste momento prepara-se para a Olimpíada do Conhecimento, em mecânica automotiva leve. "Meu pai sempre esteve envolvido com o Senai e foi um exemplo dentro e fora de casa", diz Daniel, confiante numa medalha de ouro no ano que vem. "Estou empenhado no treinamento", afirma.

O professor responsável pelo treinamento de Daniel e seus colegas para a Olimpíada do Conhecimento tem 22 anos e é outro exemplo de dedicação e bom desempenho. Trata-se de Renan Paiva, que aos 16 anos concluiu o curso Aprendizagem (mecânica automotiva). Em 2007 conquistou medalha de ouro na etapa estadual da Olimpíada e no ano seguinte a medalha de prata na etapa nacional da competição.

"O Senai deu rumo à minha vida profissional e pessoal", diz Renan, que se prepara para abrir uma empresa de retífica de motores de moto, junto com os irmãos Adriano (também formado no Senai) e Silvano. "Meus pais morrem de orgulho", afirmou.

No bloco ao lado, uma turma de meninas dedica-se ao curso Técnico em Vestuário, a maioria delas com a perspectiva de abrir empresa própria neste ramo. Além do aspecto técnico, o curso abrange gestão do negócio, tecnologia de máquinas e de tecidos. "Sinto que estou tendo uma nova oportunidade na minha vida", disse a aluna Tatiane de Oliveira Rosa, de 16 anos.

Ela estuda o ensino médio no Colégio Sesi e faz o curso técnico do Senai por meio da ação articulada entre as duas entidades. "Essa é uma iniciativa muito valiosa que o Sesi e o Senai ofertam para os jovens", afirma Tatiane. "Abre portas para o mercado de trabalho e ajuda a vida da gente", ressalta.

Na região - A importância do Senai para Londrina e região é ressaltada também pelo empresário André Bearzi, diretor da Aesa, fábrica de molas para caminhão e ônibus, com sede em Cambe. Com 260 empregados, a empresa foi fundada pelo avô de André e também completa 60 anos em 2010. "Temos forte parceria e muita ligação com o Senai Londrina, que é a principal instituição da região na formação de mecânicos, ferramenteiros e eletricistas", diz André.

Além de treinamentos e formação de profissionais, a Aesa também realiza, em parceria com o Senai, diversos cursos de reciclagem. André ressalta o atendimento personalizado, de acordo com a necessidade da empresa.

Fonte : www.senaipr.br

FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Direitos Reservados
Av. Candido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-9000

Nenhum comentário:

Postar um comentário