quarta-feira, 28 de julho de 2010


FML 2010

Neste domingo, Londrina ouviu os últimos acordes da 30º edição do Festival de Música de Londrina, com inovações culturais e grandes atrações, que merecem realmente um sonoro BRAVO !

Por sua importância e permanência no cenário cultural brasileiro, que bem sabemos, das dificuldades em obter apoios e patrocínios, o FML é realmente um patrimônio musical do Brasil. Nesta postagem , destacamos um pouco da biografia de 2 personalidades fundamentais para a longevidade deste maravilhoso evento :

Maestro Norton Morozowicz : O fundador

Pianista Marco Antônio Almeida : O diretor

Aqui vamos conhecer Norton Morozowicz

Curitibano de nascimento e irmão do compositor Henrique de Curitiba, o flautista e regente Norton Morozowicz, reconhecidamente um dos mais importantes músicos do Brasil,
é hoje membro da Academia Brasileira de Música.

Realizou uma brilhante carreira como solista, camerista e pedagogo da flauta, aperfeiçoou-se como grande mestre Aurèle Nicolet ,
tendo-se apresentado constantemente com renomados artistas nacionais e internacionais, inclusive com um dos maiores nomes da história da flauta, Jean Pierre Rampal, com quem fez inesquecível parceria em memoráveis recitais e concertos entre 1981 a 1994.


Realizou inúmeras excursões pelo Brasil, Europa, Estados Unidos e Canadá como Flautista-Solista da Orquestra Sinfônica Brasileira durante 17 anos.

Como Regente, tem dirigido, com pleno sucesso de crítica e de público, as principais Orquestras do país, como a Sinfônica Brasileira,
Sinfônicas: Estadual e do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra Petrobrás´Pró-Música, da USP, da Bahia, de Campinas, Curitiba, Brasília e Porto Alegre, Jazz Sinfônica e Banda Sinfônica de São Paulo, entre outras.


Fundou a Orquestra de Câmara de Blumenau, que, sob sua direção, tornou-se em referência brasileira de música de qualidade, com
abrangências nacional e internacional. Foi o criador e Diretor Artístico do Festival de Música de Londrina, durante vários anos. Idealizou os Festivais de Música de Câmara de Blumenau, foi Diretor Artístico do Encontro Nacional Pequenos & Grandes Artistas em Goiânia.

Também foi Professor Titular e Notório Saber da Escola de Música da Universidade Federal de Goiás.
Com mais de trinta e cinco discos gravados, vem prestando significativa contribuição para a Música do nosso País, por estrear, apresentar e gravar, quer como Regente, Solista ou Camerista, obras significativas de compositores brasileiros de todas as épocas.

· fonte: ABRAF

Visite o site do artista: www.nortonmorozowicz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário