quarta-feira, 14 de julho de 2010


A CULTURA DA ESPANHA



Terminada a Copa do Mundo da África do Sul, vamos conhecer um pouco dos aspectos culturais da Espanha e Holanda, 1º e 2º lugar na competição. E esperar que a Copa de 2014, no Brasil, seja um referencial de organização, economia, legado social e ampla divulgação da nossa cultura.

A Espanha (em castelhano e galego España, em catalão e valenciano Espanya, em basco Espainia e em aranês Espanha), oficialmente Reino de Espanha, é um país situado na Europa meridional, na Península Ibérica. A Espanha é uma democracia organizada sob a forma de um governo parlamentar sob uma monarquia constitucional. É um país desenvolvido com a nono PIB nominal mais elevado do mundo e elevado padrão de vida (a Espanha possui o 15º melhor IDH do mundo). É membro das Nações Unidas, da União Europeia, da OTAN, da OCDE e da OMC.
A literatura espanhola tem os seus inícios com o poema épico Cantar de Mio Cid. Para outros autores, as glossas emilienses e glossas silenses (anotações à margem de textos em latim) devem ser também referidos no estudo da literatura como primeiros usos do espanhol.
Outros autores colocam também as "jarchas" ("carjas" em português) como manifestações literárias anteriores ao romanceiro tradicional espanhol, mas dentro da literatura espanhola. Esta visão encontra-se confrontada com outras visões como ser parte da literatura portuguesa por serem dialectos moçarabes mais semelhantes ao português medieval do que ao espanhol. Outros estudosos qualificam os dialectos moçarabes como línguas independentes e analisando portanto que as carjas não deveriam estar incluídas em nenhuma das literaturas.

As jarchas são composições escritas em árabe em que se inclui uma estrofe final ou um refrão em língua moçarabe.
Para muitas pessoas, a expressão música espanhola é praticamente sinónima de flamenco, uma forma de música cigano-andaluza.
Porém são abundantes os estilos regionais de música folclórica, e também são populares o pop, o rock e o hip hop espanhóis, etc.
Na Espanha se encontra uma das obras-primas da pintura do Paleolítico: a Caverna de Altamira. Descoberta em 1879, abriga aquele que é talvez o primeiro grupo pictórico pré-histórico de grande extensão conhecido até hoje. Tal Atualmente, a Caverna é parte do Arquivo de Patrimônios da Humanidade da Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário