segunda-feira, 14 de junho de 2010



ÁFRICA DO SUL E CULTURA



Centro das atenções do mundo, por ocasião da Copa do Mundo de Futebol, a África do Sul e o próprio continente africano constituem parte fundamental da história da humanidade.


A África tem hoje 4 grupos principais de religiões: O Islamismo, O Catolicismo, O Protestantismo e as Religiões Tradicionais. Seu povo fala centenas de línguas e são famosos alguns de seus povos: Zulu, Shosa e Ndebele.


No campo cultural, a África possui três Nobel de Literatura: Wole Soyinka ( Nigéria ); Nadine Gardimer e Maxwell Coetzee, ambos da África do Sul. O Ex-presidente e ícone mundial Nelson Mandela e o Bispo Desmond Tutu são ganhadores do Nobel da Paz.


Atualmente, o Coral Gospel de Soweto ( 2 Grammy ), os Grupos The Parlotones e Freshlyground, o cantor Timothy Moloi e o músico Vusi Mahlasela são os grandes ídolos e representantes da música africana. O tenor Sul-africano Siphiwo Ntshebe, conhecido como Pavarotti Negro, morreu há alguns dias e estava na lista de atrações da abertura da Copa.


Iniciada em 10 de junho ( com jogos iniciados no dia 11), a Copa vai até dia 11 de julho ( data da grande final). Em 8 de julho, o Brasil anuncia para o mundo, a programação para a Copa de 2014, com as presenças de Pelé, Lula e Ricardo Teixeira e ao som da Bossa Nova, que será a marca das propagandas da COPA 2014, pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário