quarta-feira, 12 de maio de 2010



ARTE E PELÉ


Edison Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé (Três Corações, 23 de outubro de 1940), atuou como atacante no futebol brasileiro, principalmente Santos e integrando a Seleção Brasileira.

Pelé é considerado por muitos como o maior jogador da história do futebol, tendo fama internacional na condição de futebolistas. Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L'Equipe. No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional, após uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o "Atleta do Século".

Pelé detém números impressionantes, além das grandes conquistas pelo Santos ( Campeonato Paulista, Taça Brasil e Libertadores da América, por exemplo) e Seleção Brasileira ( 3 Títulos Mundiais ), como os 1284 gols e vários prêmios mundiais, que atestam seu reconhecimento.

O jogador também se dedicou ao cinema e à música, notadamente depois que deixou os gramados.


Filmografia

 Isto É Pelé (documentário)
 Os Trombadinhas
 Pedro Mico
 Fuga para a Vitória
 A Marcha
 Os Trapalhões e o Rei do Futebol
 Pelé Eterno (documentário)



Telenovela

 Os Estranhos



Discografia

Pelé gravou o compacto Tabelinha com a cantora Elis Regina no ano de 1969. O disco foi gravado pela Philips/CBD, hoje Universal Music. (Philips 365291) com as canções Vexamão e Perdão Não Tem. As canções estão disponíveis no CD duplo Elis Regina 20 anos de Saudade, de 2002 (Universal Music). Pelé também compôs toadas e canções gravadas por cantores brasileiros da MPB e fez vinhetas e jingles para campanhas a favor de uma vida mais saudável e pela educação no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário