segunda-feira, 19 de abril de 2010




Entrevista ( Parte II ) Leopoldo Nantes


7 ) Você tem acompanhado a recente safra de violonistas brasileiros ? O que acha ? Destaca algum trabalho em especial ?


Sim, acompanho na medida do possível, tem muita gente legal tocando e muito bem, vi na tv recentemente um rapaz chamado Diego Figueiredo, toca num estilo mais popular, faz rearranjos pra violão solo, improvisa, e está viajando muito; Duo Siqueira-Lima também (esses mais como intérpretes). Temos que ter orgulho de um trabalho como esse no Brasil, pois são instrumentistas de nível altíssimo para concorrer internacionalmente em termos de interpretação com qualquer um. E os mais consagrados também como Marco Pereira, Guinga, Ulisses Rocha (um dos meus preferidos), Yamandú, etc.




8 ) Poderia falar um pouco sobre seu trabalho com educação musical ?


Dou aulas de guitarra e violão desde os 16 anos, sempre tive isso como um ganha pão e sempre fui muito sistemático e preocupado com a questão de como ensinar todas essas coisas para o pessoal que está começando. A Faculdade me trouxe mais ferramentas para o ensino de música, estratégias, metodologias, etc. Mas a prática do ensino é sempre enriquecedora. Mais recentemente fui selecionado para a vaga de instrutor de música da prefeitura da cidade de Cambé (cidade onde resido), ainda não assumi o posto, mas ando garimpando materiais e refletindo sobre estratégias para trabalho com jovens em oficinas e vejo cada vez mais que o trabalho deve ser sempre focado na prática e na interação com o material. Assistam um filme chamado Escola de Rock, acho que é por aí...rs



9) Quais seus planos futuros em relação à música ?


Sigo trabalhando com as aulas de música, é uma coisa que já faz parte do meu cotidiano e ainda é uma alternativa para quem vive de música. Estou trabalhando em uma banda cover do Deep Purple com uns antigos amigos, fiquei um tempo fora do circuito noturno, mas sinto falta de tocar guitarra (que é meu principal instrumento na realidade), ainda há espaço para o mercado de bandas cover, então estamos juntando “a fome com a vontade de comer”...rs. Seguimos também com o Farofa Duo, recentemente recebi a notícia que ficamos entre os 10 classificados do Prêmio Nabor Pires Camargo que será realizado em Indaiatuba-SP no dia 23/04/2010, um prêmio dedicado à memória do clarinetista nascido na cidade e que todo ano é homenageado com um festival que revela novos instrumentistas. Estamos nesse momento enviando material para alguns poucos festivais que privilegiam a música instrumental no país, o que é uma pena vide o número de instrumentistas geniais que temos aqui, e lembrar que o disco Espontâneo se encontra à venda nas Livrarias Porto ( para quem está em Londrina) ou pelo e-mail.



10) Que musica define Leopoldo Nantes ?


Acho que o 1º disco do Farofa Duo reflete bastante meu modo de ver a música, e o próprio nome do duo mostra como funciona minha cabeça pra música...rs



11) Abro o espaço para você falar com nosso público e agradeço imensamente o tempo que você nos reservou para conceder esta entrevista. Obrigado !


Agradeço ao Aldo pelo espaço, pela colaboração ao longo do tempo que estamos em contato, por acreditar no nosso trabalho e achar que mereço um pedacinho desse espaço aqui...rs. Ao pessoal que acompanha o blog meu muito obrigado, pela atenção e por dar crédito à palavra de um artista da cidade, sigam firmes em suas caminhadas, sejamos organizados e dedicados ao trabalho seja lá qual for, pois hoje em dia isso vale muito. Parabéns às pessoas da cidade que continuam fazendo arte mesmo nesse momento de apatia geral que atravessamos devido o nível da produção artística que nos é imposto pelos principais meios de comunicação. A internet está aí para revelar o quanto de coisa está acontecendo de bom, superando até as grandes mídias, e o caminho daqui pra frente é este, trabalho de formiguinha, cavando as oportunidades e tentando ser feliz.

Abraço a todos


Contatos com Leopoldo Nantes ( favor preencher )
Email: leonantes85@hotmail.com
Telefone: (43) 3254 5738
Site: www.farofaduo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário