quinta-feira, 29 de abril de 2010

BANCO DO NORDESTE APOIA LANÇAMENTO DE CD QUE MISTURA MÚSICA JUDAICA COM RITMOS NORDESTINOS



Com apoio do Banco do Nordeste, a Banda LeChaim lançou seu primeiro CD, Nigun Cearense, em única apresentação, na quinta-feira, 22 de abril, no Sesc-Senac Iracema (Rua Boris, 90 C - Praia de Iracema).



A obra é uma releitura criativa de clássicos da música judaica com um tempero cearense, numa mistura de ritmos musicais nordestinos com 5.000 anos de história do povo judeu. O trabalho aproxima a música judaica de origem Klezmer, característica do Leste Europeu, com o forró, bossa nova e cha cha cha.



Segundo o cantor de sinagoga e músico profissional, Marcus Strozberg, fazer música judaica no Nordeste é resgatar a memória de centenas de famílias e reconhecer essa influência no eixo formador da cultura nordestina. Para ele, a harmonia da música brasileira soma-se ao hebraico numa métrica perfeita.



A música de trabalho ganhou a internet, antes mesmo de ser lançada. Asa Branca no original recebeu a letra de um poema medieval em hebraico, Adon Olam, que conta a relação do homem com o próprio Deus. "Originalmente, a palavra judiação aparece na letra com o sentido que a língua portuguesa dá ao termo, de maltratar. Essa é uma visão pejorativa para com todo o povo. Nessa versão em hebraico, Deus é bom e trata bem do homem", conta Marcus.



Nota: Nigun é uma palavra hebraica que define estilo de canto litúrgico.

Clip Adon Olam Nordestino - http://www.youtube.com/watch?v=3bo-bafLR1Q




ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
* Produção - Maria Laura - (85) 9159.3618 - marialauraemp@gmail.com
* Figurino - Ive Strozberg - (85) 8872.1781 - ivstrozberg@uol.com.br
* Direção Musical - Julianne Frenkiel - (85) 8686.8088 - jufrenkiel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário