quinta-feira, 18 de março de 2010


Ricardo Guilherme compartilha história de vida e trajetória artística no programa Nomes do Nordeste



Além de entrevista aberta ao vivo no referido programa, o ator, dramaturgo e diretor cearense encenará o espetáculo solo "Bravíssimo!", baseado em crônicas de Nelson Rodrigues; as duas atividades acontecem dentro da programação do IV Festival BNB das Artes Cênicas, gratuita ao público



FORTALEZA, 18.03.2010 - Com 40 anos de dedicação ao Teatro, o ator, dramaturgo e diretor cearense Ricardo Guilherme será a figura central do programa Nomes do Nordeste, a realizar-se no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108), dentro da programação do IV Festival BNB das Artes Cênicas, na próxima terça-feira, 23, às 19 horas.

No programa, Ricardo Guilherme concederá entrevista aberta, ao vivo, ao ator, diretor, produtor teatral e gestor cultural Fernando Piancó, compartilhando com o público presente ao CCBNB sua história de vida e trajetória artística. Durante a conversa, a plateia poderá formular perguntas por escrito ao artista entrevistado.

Ainda dentro da programação do Festival, Ricardo Guilherme encenará o espetáculo solo "Bravíssimo!", no Dia Mundial do Teatro (sábado, 27 de março), às 17 horas. O texto deste monólogo compila e reelabora crônicas de Nelson Rodrigues - publicadas entre 1950 e 1970 - nas quais o escritor analisa arquétipos de identidade do povo brasileiro.

A concepção cênica configura o discurso em duas personagens emblemáticas que encarnam maneiras diametralmente opostas de encarar o Brasil: a grã-fina das narinas de cadáver e a vizinha gorda e cheia de varizes. A primeira representa aqueles que menosprezam o Brasil e a segunda, os que acreditam na transfiguração do País. Atuação, direção e dramaturgia: Ricardo Guilherme, a partir de crônicas de Nelson Rodrigues. Classificação Indicativa: 14 anos.

Tanto a entrevista aberta no programa Nomes do Nordeste como a apresentação do espetáculo "Bravíssimo!" têm entrada franca.



História de vida e trajetória artística

Com uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados, Ricardo Guilherme está completando quatro décadas de atividade neste ano, numa trajetória nacional e internacional. Ele é o formulador da teoria e do método do Teatro Radical Brasileiro (em 1988), objeto de pesquisa de alguns trabalhos acadêmicos.

Professor, vice-coordenador e um dos criadores do curso superior de Artes Cênicas da Universidade Federal do Ceará, com experiência em diversas universidades da Europa, África, América Central e América do Norte, Ricardo Guilherme já representou o Brasil em inúmeros festivais mundiais de teatro e congressos internacionais de encenação e dramaturgia.

Especialista em Comunicação Social, reconhecido como Notório Saber em curso de pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Guilherme é também historiador, autor de livros sobre a História do Teatro, e premiado pelo Ministério da Cultura por seu trabalho de pesquisador das artes cênicas.

Jornalista colaborador, contista, cronista, poeta e roteirista de cinema e TV, Ricardo Guilherme é fundador do Grupo Pesquisa (1978) e um dos fundadores da Televisão Educativa do Ceará (hoje TVC) e da rádio Universitária FM.





ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

* Ricardo Guilherme - (85) 9159.6022 - ricardo-guilherme@uol.com.br

* Fernando Piancó - (85) 9181.3595 - fernando.pianco@gmail.com

* Carolina Teixeira / Viviane Queiroz (coordenação do IV Festival BNB das Artes Cênicas) - (85) 3464.3178 / 9629.1777 (Carolina) / 8843.3957 (Viviane)

* Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) - (85) 3464.3196 / 8736.9232 - lucianoms@bnb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário