quinta-feira, 25 de março de 2010



KUROSAWA 100 ANOS

Os 100 anos de nascimento ( 23 de março) do mestre japonês, o cineasta Akira Kurosawa me remeteu à memória a instigante obra do compositor norte-americano John Cage, a quem estudo e visualizo o grande renovador da música contemporânea nos EUA, na segunda metade do século XX. Obra e compositor tão improvável quanto provocador numa sociedade tantas vezes superficial e consumista.

Mas o fato é que me lembrei de Cage, porque comecei a ter contato com a obra dos mestres simultâneamente, no início dos anos 80. E devo isto às madrugadas de cinema e televisão, ao crítico Carlos Eduardo Lourenço Jorge e a musicista Janete El Haouli, estimuladores de um novo pensar em nossa formação cultural.

Voltando aos tempos de menino, sinto que as imagens e as fábulas do onírico e do inconsciente me marcaram e me atraíram profundamente ao ter os primeiros contatos com o cinema de Kurosawa. Revi muitas vezes seus filmes e sempre os recomendo. São atitudes de coragem e beleza perante as possibilidades do cinema>

Alguns filmes do mestre: SONHOS, RASHOMON, RAN, KAGEMUSHA e SETE SAMURAIS.


( Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário