segunda-feira, 8 de março de 2010






INTRODUÇÃO À COMPOSIÇÃO MUSICAL E AO ARRANJO

Ministrante: Maestro Tasso Bangel



Sobre a atividade: O curso abordará a composição e o arranjo. Com base na construção de melodias e harmonizações, serão trabalhados elementos como: contracanto, vozes secundárias, formas, introdução e coda, visando o arranjo vocal e/ou instrumental.

"Arranjar é recriar" (Tasso Bangel)

O curso será desenvolvido com base nos seguintes tópicos, seguindo esta ordem: composição de melodias; harmonização de melodias; criação da linha do baixo; arranjo-base, com: melodia, harmonia, baixo e percussão; composição de introduções; composição de codas; elaboração de melodias secundárias; elaboração de fundos harmônicos; revisão de antecipação (acréscimo de estruturas irregulares); pontes e transições; organologia: estudo dos instrumentos e sua combinação; elaboração da partitura: vozes, cordas, sopros, percussão.



Duração do curso: de 12 de março a 25 de junho de 2010



Dia e horário: quartas-feiras, das 18h30min às 20h30min



Local: sala 41 do Instituto de Artes da UFRGS



Público-alvo do curso: estudantes de música, músicos profissionais e público interessado



Pré-requisitos: leitura e escrita de partitura, conhecimento básico de harmonia e contraponto.



Inscrições: de 02 a 04 de março de 2010, das 9h às 17h, na Coordenação das Atividades de Extensão do DeMus, Rua Senhor dos Passos, 248, 6º andar, sala 62.



Taxas: inscrição: R$ 10,00

semestralidade (parcelável em 4x): R$300,00 (alunos do DeMUS/UFRGS)

R$450,00 (comunidade em geral)





Maiores informações: tel.: (51)3308 4325

Site: www.extensao.musica.ufrgs.br ou e-mail: extmusica@ufrgs.br



Currículo

O maestro Tasso Bangel (1931) iniciou seus estudos em sua cidade natal, Taquara, RS. Estudou e formou-se em piano, acordeão e matérias teóricas no Instituto de Belas Artes e no Instituto Musical Porto Alegre. Posteriormente, se aprofundou em composição, orquestração e regência com os maestros Roberto Eggers e Salvador Campanella.

Em 1948, formou o Conjunto Farroupilha, grupo vocal pioneiro que se apresentou e levou o som e as cores do Rio Grande do Sul e do Brasil para diversos países das Américas, Europa e Ásia.

Em 1950, participou da primeira transmissão de televisão no Brasil, na TV Tupi de São Paulo e, a partir daquele ano, gravou 18 LPs com os Farroupilhas, bem como álbuns de suas obras de câmara e sinfônicas.

Durante 34 anos, de 1956 a 1990, com o Conjunto Farroupilha, realizou shows, programas de rádio e televisão em praticamente todos os estados brasileiros. Vivenciou a montagem de grandes espetáculos na noite do Rio de Janeiro e de São Paulo e, em viagens, gravou discos em outros países. Participou como produtor e arranjador de inúmeras gravações artísticas e comerciais. Com o Conjunto Farroupilha, recebeu praticamente todos os prêmios atribuídos a grupos vocais, nos setores de rádio, televisão e shows, inclusive discos de ouro.

Conquistou em diversos anos, quatro prêmios da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, como grupo vocal, compositor de música de câmara e sinfônica. Em 1985, gravou com a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e com o maestro Eleazar de Carvalho sua Sinfonia nº 1 “Farroupilha” e a Suíte Sinfônica “Rodeio Crioulo”. Em 1989, foi levada a cena, em quatro récitas, com a OSPA e cantores, sua Ópera “Um Romance Gaúcho”; também nesse ano, formou o Grupo Tom da Terra, na Universidade Livre de Música e, em 12 de atividades com o Octeto Vocal, realizou centenas de shows e gravou dois CDs.

Em 1997, iniciou suas atividades junto ao Projeto Guri, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, como arranjador, compositor e regente. Em 1999, foram publicados pela Editora Vitale seus “Cinquenta Estudos Brasileiros”, para cordas e sopros. Em 1998, foi professor nos cursos de Arranjo Vocal-Instrumental e Composição na ULM. Recebeu diversas honrarias, como a “Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes”, a “Medalha Simões Lopes Neto” e a “Medalha Artes Musicais", na URSS. Recebeu destaque como compositor, pelo musicólogo Vasco Mariz, em seu livro “História da Música no Brasil”, e o Diploma de Honra da Ordem dos Músicos do Brasil. É compositor de mais de 350 obras, entre estudos, música vocal, de câmara e sinfônica.



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Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos (Florianópolis, Brasil)


O Cronograma de atividades do Fazendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidades, Deslocamentos sofreu alterações, ampliando o prazo para a inscrição de trabalhos nas modalidades Comunicação Oral e Pôster.

Confira o novo calendário:

· 10 de março de 2010 - Encerramento do período de inscrições para Comunicação Oral e Pôster (ATENÇÃO: o sistema encerrará as inscrições nessas modalidades à meia-noite, horário de Brasília)

· 15 de março de 2010 - Início das inscrições para a modalidade Ouvintes

· 31 de março - Encerramento das inscrições para a Mostra Audiovisual e para a Mostra de Fotografias

· 30 de abril de 2010 - Resultado dos trabalhos aprovados pel@s coordenador@s de ST; resultado do Pôsteres aprovados

· 30 de junho - entrega do texto completo da Comunicação Oral

· Junho 2010 - confecção do Caderno de Programação do evento

Fonte: http://www.fazendogenero9.ufsc.br/cronograma

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NuMC realiza Mostra de Música Contemporânea Brasileira em Paris




O Núcleo de Música Contemporânea(NuMC), do Conservatório de Música da UFPel, realiza, nos dias 10, 11 e 12 de março, a Mostra de Música Contemporânea Brasileira, na Maison du Brésil, em Paris, na França.


O evento, concebido e realizado pelo Núcleo, tem apoio da UFPel, da Maison du Brésil e do Ministério da Cultura, através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural.

A Mostra compreende três concertos que reúnem obras de 16 compositores brasileiros de diferentes gerações e regiões do país, dentre eles Almeida Prado, Armando Albuquerque, Celso Loureiro Chaves, César Guerra-Peixe Edino Krieger, Flávio Oliveira, Frederico Richter e Silvio Ferraz.

Os concertos serão realizados por Raul Costa d´Avila (flauta), Thiago Colombo (violão), Rogério Constante (composição e violão), Joana Holanda, Lucia Cervini e Guilherme Goldberg (piano), todos integrantes do NuMC e professores do Conservatório de Música da UFPel.


Além dos concertos, os integrantes do Núcleo realizam uma palestra, discorrendo sobre as atividades que o grupo vem desenvolvendo dentro da UFPel, e participam de um atelier de música contemporânea junto à Association Musica Temporalia.

A intenção do grupo com esta iniciativa é divulgar a música brasileira no exterior e realizar intercâmbio com instituições de referência em Música Contemporânea.

Programa dos Concertos na Maison du Brésil

Concerto I - dia 10/03/2010

Bruno Ruviaro - Sete Vazios (2006)

Rogério Tavares Constante - Pampa I (2005)

Alexandre Lunsqui - Contours... Distances... (2009) estréia

Joana Holanda, piano

Silvio Ferraz - Catedral das 5:45 (2004)

Almeida Prado - Cartas Celestes I (1974)

Lucia Cervini, piano



Concerto II - dia 11/03/2010

Edino Krieger - Passacaglia para Fred Schneiter (2001)

César Guerra-Peixe - Sonata para violão (1968)

James Corrêa - Terrains (2000)

Januíbe Tejera - Estudo no. 1 Homenagem a Sciarrino (2005)

Thiago Colombo, violão

Celso Loureiro Chaves - Portais e a Abside (1991)

Rogério Constante, violão

Almeida Prado - Sonata Tropical (1996)

Rogério Constante e Thiago Colombo, violões



Concerto III - dia 12/03/2010

Nelson Macedo - Fantasia Seresteira (1998)

Rodrigo Garcia - In Extremis (2004)

Paulo Costa Lima - Aboio op. 65 (2004)

César Guerra-Peixe - Melopéias no. 3 (1950)

Raul Costa d´Avila, flauta

Flávio Oliveira - Serielo op. 10 (1973)

Bruno Kiefer - Terra Selvagem (1971)

Frederico Richter - Variantes Breves (1972)

Guilherme Goldberg, piano

Flávio Oliveira - In Memoriam Luís Taylor Siedler (1992)

Armando Albuquerque - Sonatina para flauta e piano (1949/65)

Raul Costa d´Avila, flauta e Guilherme Goldberg, piano



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Composition Opportunity



**SIMON CARRINGTON CHAMBER SINGERS CHORAL COMPOSITION COMPETITION**

The Simon Carrington Chamber Singers are pleased to announce a competition for new choral works. The Simon Carrington Chamber Singers enriches the Kansas City culture through its promotion of excellence in choral music. The ensemble’s various activities—from concerts and recordings to commissioning projects and educational programs—aim to extend to our community the vital aesthetic sustenance that music offers. Careful selection of singers from around the United States and Canada allows us to create the specific sound that most accurately reflects the musical ideals of Artistic Director Simon Carrington: a clear, bright sound with a measured use of vibrato which allows for a clear and communicative delivery of the text.

Submission Guidelines

1. Composers of any age, of any nationality, are invited to submit up to two works for mixed chamber choir.

2. Duration should not exceed 8 minutes.

3. Difficulty should be comparable to previous works performed. Please refer to http://www.simoncarringtonchambersingers.com Concerts Tab to see past programs.

4. Works may be unaccompanied or with piano accompaniment. An obbligato cello is also available.

5. Works may have been performed previously. If so, please include a performance history.

6. Works submitted should have been composed within the last five years.

7. Works may be in any language. If in a language other than English, Latin, French, German, Italian, or Spanish, please include an IPA transcription.

8. Texts should be public domain or a letter of permission from the rights holder granting permission must accompany the submission.

9. Non-traditional notation is acceptable as long as there is a clearly notated key provided.

10. Works involving electronics are not eligible.

Entry fee is $25 for the first piece and $10 for the second. Checks should be made out to Simon Carrington Chamber Singers. US Checks only please; all composers submitting from foreign countries should remit payment thorough our PayPal account, accessible from our website (http://www.simoncarringtonchambersingers.com/Competition.php). If paying by PayPal, there will be an additional $3 fee to cover costs. American composers may also use the PayPal account but will be charged the $3 fee as well.

The composer of the winning piece will receive half of all entry fees collected, two concert performances in May 2010, and a performance recording. The Simon Carrington Chamber Singers will have non-exclusive, world-wide perpetual license to perform the winning piece and shall have the right to record the performance for archival and other purposes, including distribution and sale of such recording. Other submitted works may also be selected for performance but will not receive prize money.

Your submission package should include (1) one copy of each bound score/octavo with duration clearly indicated (2) entry fee or copy of Paypal receipt (3) cover letter with composer contact information, title of works submitted, date composed, and duration (4) IPA transcription, if applicable (5) text permission letter, if applicable (6) performance history, if applicable. A labeled recording is optional. Scores and recordings will not be returned but will be retained for possible future performance.

Submissions must be received by March 12, 2010. Please mail to:
Lee Hartman
SCCS Composition Competition
7121 Main St.
Kansas City, MO 64114
USA

Questions? Please contact leehartman@simoncarringtonchambersingers.com

http://www.simoncarringtonchambersingers.com/Competition.php
--
Lee Hartman, D.M.A.
www.leehartmanmusic.com



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Música Clássica Brasileira Hoje





Lançamento do livro “Música Clássica Brasileira Hoje" (Coleção Folha Explica - Editora Publifolha) que acontecerá no dia 17 de Março, quarta-feira a partir das 18h30minh na Livraria Cultura da Avenida Paulista em São Paulo.



O livro consiste em 49 pequenos verbetes sobre figuras representativas da música erudita brasileira atual (são 14 compositores e 35 intérpretes - entre maestros, cantores, instrumentistas e grupos de câmara - todos vivos e atuantes).


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