segunda-feira, 15 de março de 2010




Entrevista ( Parte II) Eudóxia de Barros



5 ) Como pianista e educadora, você acompanha a música contemporânea ? E caso acompanhe, como a situa em seu repertório e em relação à sua estética musical ?

Tenho tocado alguma música contemporânea, que me enche de satisfação, principalmente por poder ter vencido a memorização. Em geral são peças muito difíceis para se decorar e é um excelente treinamento. E há muita coisa boa .




6 ) Quais os principais prêmios que você já recebeu como pianista ?

Prêmio FUNARTE, como INTÉRPRETE, em 1997, se não me engano; Prêmio MELHOR RECITALISTA do ANO, outorgado pela ASSOCIAÇÃO PAULISTA de CRÍTICOS de ARTE, de São Paulo; mais recentemente, recebi a Medalha ANHANGUERA, do governo de Goiás; fui uma das solistas da ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA, quando tinha 16 anos, vencendo Concurso para solista; toquei então por 2 vezes com Eleazar de Carvalho, no Rio e em São Paulo, o “Concerto n* 1” de Villa Lobos. Nos Estados Unidos, obtive num Concurso, o 1* lugar, por unanimidade, para ser a solista da temporada 1966/1967, da NORTH CAROLINA SYMPHONY, tendo excursionado com a referida orquestra , tocando a “Rapsódia sobre um tema de Paganini”, de Rachmaninoff. Houve alguns outros prêmios, mas teria de me recordar olhando o meu site: www.eudoxiadebarros.com.br




7 ) Fale-nos um pouco do Centro de Música Brasileira :

é uma Sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 18 de Dezembro de 1984, portanto com 25 anos de existência, que visa a difusão e divulgação de nossa Música Erudita. Vivemos de anuidades dos sócios: R$ 100,00 para sócio individual e R$ 150,00 para sócio casal. Eventualmente conseguimos patrocínios para realizarmos Concursos, como aconteceu em 2008 e 2009, com um grande patrocínio da SECRETARIA de ESTADO da CULTURA de SÃO PAULO. Organizamos também uma temporada de 8 concertos por ano, que são realizados no Auditório da CULTURA INGLESA / HIGIENÓPOLIS, gentilmente cedido para esses eventos. Quem quiser nos ajudar ( gostaríamos de pagar um bom “cachet” aos artistas contratados ), deverá enviar a sua anuidade em cheque nominal cruzado em favor do CENTRO de MÚSICA BRASILEIRA , sito na Rua Santarém, 269, Bairro Perdizes, CEP 01251-040 SÃO PAULO – SP.



8) Abro o espaço para você falar com nosso público e agradeço imensamente o tempo que você nos reservou para conceder esta entrevista. Envio um grande abraço a você , ao Lacerda e a todos que contribuem com o Centro de Música Brasileira. E pode sempre contar conosco na divulgação dos seus eventos.

Agradeço profundamente este espaço que me foi concedido para agradecer ao Maestro Aldo Moraes por esta oportunidade ! agradeço também, aproveitando-me deste momento, para agradecer a todo o público que nestes anos todos, têm me prestigiado com sua presença em meus concertos, e também a todos aqueles que compram meus CDs , livro e DVD. A maior parte dos CDs e o DVD também, pertencem à gravadora COMEP ( Comunicação Edições Paulinas ) e o livro, “TÉCNICA PIANÍSTICA – APONTAMENTOS SUGERIDOS PELA PRÁTICA do MAGISTÉRIO e CONCERTOS “, é vendido pela CASA RICORDI: tel. 11 3331-6766 ( em 2006, houve uma nova edição, revisada e ampliada ).



Nome: - EUDÓXIA de BARROS
Contato para concertos: Rua Santarém, 269 Bairro Perdizes – CEP 01251-040 SÃO PAULO - SP
Fone/Fax : - 11 – 3865-0624 ou 11 – 3739-3096 com secretária Rosana de Carvalho
Email : eudoxia@eudoxiadebarros.com.br rosana@eudoxiadebarros.com.br
Site: - www.eudoxiadebarros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário