quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010



ENTREVISTA ANDERSEN VIANA ( Parte II )

4) Quais as maiores influencias em sua formação de compositor?

Bach, Vivaldi, Mozart, Beethoven, Brahms, Bizet, Leoncavallo, Puccini, Villa-Lobos, Debussy, Ravel, Strawinsky, Schoenberg, Piazolla, Gershwin, Alfredo Vianna (Pixinguinha), Morricone, Miklós Rózsa...


5) Como músico, você acompanha a música contemporânea ?

Não mais. Tive um acidente em 1998 que inviabilizou minha mão direita. Mas estou sempre ligado no que acontece, e gosto de tudo, se bem que agora estou direcionando todos os meus esforços no desenvolvimento de uma obra Híbrida (veja no site: www.youtube.com/user/TheAmadeusProd )



6) Andersen, como você avalia o mercado e o espaço na mídia para o compositor no Brasil?

Este ente assombroso intitulado por "mercado" á algo assustador para as mentes mais sensíveis. O que observei em 32 anos de atividade é que aquele que produz conhecimento (neste caso, estruturas sonoro-ritmicas e lítero-musicais) é a ponta da pirâmide, a parte mais fraca da cadeia produtiva. Este espaço seria pequeno para um assunto tão vasto, que está relacionado diretamente a fatores tais como a economia, política e educação, abrangendo áreas tão vastas tais como a de relações públicas e O PRÓPRIO SISTEMA CAPITALISTA EM SI.


E no exterior ?

Apesar de parecer inserido, sempre fui um outsider, ou seja, nunca consegui me inserir do modo que havia previsto quando comecei os meus esforços intelectuais há 32 anos atrás. Todos os discos que gravei, produzi sozinho, bem como um material (cerca de 267 obras) que abrange gêneros musicais tais como o experimental, vanguarda, MPB, Jazz, e música para filmes (que pode conter absolutamente todos juntos).


7 ) Quais os principais prêmios que você já recebeu como compositor ?

1984 - 1 Lugar no I Concurso de Composição para Instrumento de Sopro (Coomusa-Rio de Janeiro)
1986 - Concorrência Funarte Rio de Janeiro – Sala Sidner Miller
1989 - “Scholarship Award” – Berklee School of Music – Boston- EUA
1992 - Arts Academy of Rome – “Premio di Studio” – Anzio Music Festival – Itália
1993 – Prêmio IILA – Istituto Italo-Latino Americano di Roma
1996 - 1 Prêmio no II Concurso Nacional de Composição – UFMG – ABC
1998 - 1 Prêmio no I Concurso Nacional de Composição César Guerra-Peixe – Funarj –EMVL, Rio de Janeiro
1998 - 2 Prêmio no II Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri – OSUSP
2001 - Prêmio especial do júri “Melhor Trilha Sonora” Super 8 – Festival de Cinema de Gramado – RS

1 Lugar no Concurso de Composição Funarte - RJ (Categoria III)
2 Lugar no Concurso de Composição Funarte – RJ (Categoria V)
2 Lugar no Concurso de Composição Funarte – RJ (Categoria VI)
Prêmio do Júri Popular Funarte
1 Prêmio no I Concurso Internacional de Composição Lys Music Orchestra – Bélgica
2004 – 1 Lugar no II Premio Gilberto Mendes de Composição
2006 – 2 Lugar no Concurso de Composição “Hino da UFBA”
1 Prêmio no Concurso Internacional de Composição de Lambersart – França
Prêmio do Público – Concurso Internacional de Composição de Lambersart - França
2009 – Menção Honrosa BAM Composition Competition



8 ) Acompanhamos que você tem encontrado grande receptividade para suas obras em editoras internacionais. Fale um pouco destas conquistas para nosso público.


Algumas partituras editadas apenas no exterior foram fruto de árduos esforços pessoais de relações públicas, também através da internet, bem como do resultado de concursos. As perspectivas para os jovens compositores serão ainda melhores de quando comecei, na década de 1970. Porque, além de se possuir acesso a praticamente toda a teoria e prática produzida pela humanidade, existem muitas possibilidades de inserção dedicadas apenas aos jovens com delimitação de faixa etária.


9) Abro o espaço para você falar com nosso público e agradeço imensamente o tempo que você nos reservou para conceder esta entrevista. Faremos de tudo para tê-lo em breve conosco em Londrina, pois ouvi algumas de suas obras e sei que será inesquecível para nossa região, recebê-lo pessoalmente. Obrigado !


Vejo o quadro político-cultural da atualidade com otimismo através de uma melhora considerável. Quando comecei não existia o que existe hoje em matéria de apoio governamental. Era tudo apadrinhamento político, e todos da direita fascista. Uma vergonha. Alguns destes, hoje recebem reconhecimento público e premiações em âmbito nacional com dinheiro público. Algo lamentável. Contudo, estou muito feliz com este progresso, mas, precisamos nos equiparar aos nossos colegas europeus, canadenses, japoneses, norte-americanos... Para tanto temos que trabalhar muito mais duro ainda, bem como aumentar e democratizar os recursos para a área cultural e efetuar parcerias entre órgãos da educação e cultura em níveis local, regional, nacional e internacional.


Nome: Andersen Viana
Contato para encomendas e concertos:
Fone : 3221.3855 (recados secretária)
Email : vianabr2005@yahoo.com.br
Site: www.andersen.mus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário