sábado, 9 de janeiro de 2010

FLIP 2010





A FLIP ( Festival Literário Internacional Paraty ) vai homenagear em sua oitava edição o sociólogo pernambucano Gilberto Freyre ( 1900/1987). O diretor de programação da FLIP, Flávio Moura, também anunciou que o evento terá sua data alterada para não coincidir com a Copa do Mundo: a 8ª FLIP vai de 4 a 8 de agosto de 2010.

Freyre é um dos nomes fundamentais ( junto com Sérgio Buarque de Hollanda, Darcy Ribeiro e Florestan Fernandes ) para os estudos de interpretação do Brasil e seu processo de formação. Em 2008, o sociólogo ganhou uma retrospectiva no Museu da Língua Portuguesa e a maior parte de suas obras está sendo reeditada pela Editora Global. A editora, inclusive vai lançar um inédito do autor de " Casa Grande & Senzala" que deve render debates em torno de sua já polêmica figura. Trata-se do livro " De menino a Homem" que seria uma segunda parte de suas memórias e que abarca o período 1930a 1984 e que revela, inclusive um caso homossexual que o autor teria vivido na Alemanha. O livro ainda tem comentários de Freyre sobre nomes que influenciou na sociologia brasileira, como Fernando Henrique Cardoso.

Um comentário:

  1. Olá! Parabéns pelo blog! Achei bastante interessante! Te seguirei com certeza! Te sugiro um blog para dares uma olhadinha: batucadasehistoria.blogspot.com
    Creio que vá te interessar!

    ResponderExcluir