sexta-feira, 29 de janeiro de 2010




Ensemble Gnattali estreia em Porto Alegre concerto de turnê européia


Porto Alegre, RS
-

Artur Elias, Cosmas Grieneisen (OSPA) e Paulo Inda (UFRGS) integram o grupo Ensemble Gnattali . O trio fará turnê com mecenato do Ministério da Cultura pela Alemanha. Os músicos embarcam no início de fevereiro para o velho continente com o objetivo de divulgar a música de câmera brasileira.


O conjunto apresentará a temática "Do Danúbio à Guanabara", pois pretende abranger a evolução do período musical entre a primeira escola vienense e a música dos salões do primeiro e segundo Governo do Brasil Império. O programa irá mostrar o início da música brasileira através de tradicionais compositores como Joaquim Callado, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e também do músico que é homenageado pelo trio no nome do conjunto, Radamés Gnattali.


Radamés GNATTALI (1906-1988) nasceu em Porto Alegre. Violinista e compositor de formação erudita, também atuou na MPB, ajudando assim a resgatar o choro e a introduzir esse gênero musical às tradicionais salas de concerto.


O mesmo repertório para a Europa pôde ser acompanhado pelo público da capital gaúcha na manhã de sábado, dia 23 de janeiro, no Memorial do Rio Grande do Sul. Na terça-feira, 26 de janeiro, haverá uma nova oportunidade, pois o Ensemble Gnattali realizará a pré-estréia cultural 2010 na galeria La Photo.


Os músicos se conhecem há muitos anos e, unidos pela vontade de amenizar o rígido abismo estabelecido entre música de concerto e música de sarau, alternam arranjos de composições brasileiras com o repertório clássico.


ROTEIRO


Memorial do Rio Grande do SulRecital MatinêSábado, 23 de janeiro, às 10h30minPraça da Alfândega - Rua Sete de Setembro, 1020Entrada FrancaTel.: 3224.7210 -




Galeria La PhotoConcertoTerça-feira, 26 de janeiro, às 21hTravessa da Paz, 44Brique da Redenção, Porto AlegreTel.: 3221. 67 30 -
www.galerialaphoto.blogspot.com


Programa:Wenzel T. Matiegka - Serenata für Flöte, Viola und Gitarre op. 21Franz Schubert - Sonata , Arpeggione"Joaquim Callado - Lundú CaracterísticoAlberto Nepomuceno - PreceRadamés Gnattali - Sonatina para Flauta e ViolãoErnesto Nazareth - EscorregandoRadamés Gnattali - Suíte Retratos: Chiquinha Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário