terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sobre Koellreutter






O mês de setembro me faz recordar do genial e polêmico Maestro, Compositor, Pensador e excepcional Professor Hans Joachin Koellreutter, nascido no dia primeiro, em 1915, na Alemanha e falecido em 2005 em São Paulo. Falar de Koellreutter é difícil em poucas linhas, pois uma vida tão rica merece muitas biografias: sua formação na Alemanha, a chegada ao Brasil, seus contatos com Villa Lobos, a vida na Bahia, os famosos alunos no Rio, a criação dos cursos de verão, a polêmica com Camargo Guarnieri e os nacionalistas, a composição ousada e inovadora, sua intensa atividade na América Latina, Europa e Índia.

Mas vou me ater à um depoimento pessoal: minhas aulas e meu contato próximo com " o professor " nos anos 90, quando morei em São Paulo e o via praticamente todos os dias. Sua inquietude juvenil, a genialidade, a generosidade, as três lições da 1ª e definitiva aula. O convívio com o pensador, o homem analítico e sempre pronto a colaborar com a cultura nacional.

Sempre ouço suas obras musicais, leio seus ensaios e livros e as longas e estimulantes entrevistas . Ele faz falta ao pensamento e à cultura brasileira, num tempo de conformismos e discursos politicamente corretos demais.

Recomendo aos que se interessam por música e estética que procurem os livros de Koellreutter e cds lançados com suas obras, como o cd dedicado ao compositor pelo ACERVO FUNARTE de Música Brasileira, nos anos 80 e reeditado em 1998.


( Aldo Moraes )

Nenhum comentário:

Postar um comentário