segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SOBRE BORLAUG





Semana passada ( em 12 de setembro) morreu em Dallas, aos 95 anos de idade, o cientista americano Norman Borlaug, pai da Revolução Verde.

Nobel da Paz, em 1970, Borlaug desenvolveu variedade de trigo e técnicas agrícolas inovadoras que salvaram milhões da fome nos anos 60, principalmente em países, como : Índia, Paquistão e Filipinas.

Criticado por ambientalistas, mas fundamental para milhões de seres humanos, Borlaug, agora com certeza e a seu tempo, será revisto pela história.

Sendo uma organização cultural, mas que também promove o ser humano e seu direito aos princípios básicos de cidadania, o Instituto Cultural Arte Brasil se manifesta publicamente para falar de Borlaug. Entendemos que hoje a temática ambiental tomou rumos que dizem respeito a muito mais pessoas que os ambientalistas. E que as questões que envolvem o ambiente não podem e nem devem ficar restritos aos mesmos ambientalistas, que muitas vezes tem visão centralizadora e equivocada. É preciso arejar e reconhecer esforços de governos e da sociedade organizada para mudar o planeta em que vivemos.

Em relação ao cientista Borlaug, com sua busca incessante para manter o ser humano em níveis aceitáveis de conforto e dignidade, procurou até o fim da vida, técnicas inovadoras na agricultura e na ciência e nos parece um destes visionários que ultrapassam o entendimento do pensamento médio. Tanto que é sintomático um cientista receber o Nobel da Paz, estando portanto ao lado de visionários e líderes espirituais incontestes, como o Bispo Desmond Tutu, Gandhi, Dalai Lama e Madre Tereza de Calcutá.


( ALDO MORAES
composermoraes@hotmail.com )

4 comentários:

  1. eu queria saber ums coisas.na minha liçao de casa esta assim: faça uma pesqiusa sobre Norman Borlaug.Anote pelo menos duas opinioes a favor e duas contra as ideias dos pesquisadores.

    ResponderExcluir
  2. a minha tambem o 1° anonimo to na 4°serie

    ResponderExcluir
  3. por favor duas opiniões contra e duas a favor deste pesquisador

    ResponderExcluir