segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CONCURSO EUCLIDES DA CUNHA CONCEDE MENÇÃO HONROSA A ALDO MORAES





“ Aldo Moraes, parabéns pela classificação e votos de sucesso na atividade literária ” em carta enviada a Moraes, por Reis de Souza


A Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, sediada na cidade do Rio de Janeiro, concedeu o Diploma de Menção Honrosa ao compositor e poeta Aldo Moraes no Concurso Nacional de Literatura 2009, cujo tema foi Euclides da Cunha ( 1866/1909 ).

Mais de 512 autores se inscreveram e o júri, presidido pelo escritor Reis de Souza premiou autores de SP, RJ, SC, PR e MG.

A ABEPL publica bimestralmente a Revista Acadêmica, órgão oficial da instituição, que já está em seu 13º ano. Abaixo o poema que classificou o músico :


Na noite em que encontrei Euclides da Cunha


Encontrei-o no amanhecer da infância
Minha mais límpida fantasia.

E Euclides lavava aquela noite
com suas águas de sertão e rios
e ali, da noite lúdica e uma vez mais límpida
me entranhei na floresta úmida e misteriosa da musa/poesia.

A prosa da poesia
A crônica da poesia
A narrativa da poesia

E por que Da Cunha lavava a noite:
As estrelas por ora brilhavam mais
A lua, branca, nem se escondia
E os livros voavam, espalhando palavras
E sonhos de um mundo novo pelo ar

E o ar era uma Amazônia voando
Um vento vindo das bandas de Canudos
Um cheiro de terra molhada no orvalho
Uma manhã que nasce antes mesmo de raiar o dia

E quando abro a janela na manhã que foi lavada pela noite
Vejo, em sobressalto nos meus olhos: o sertanejo
Antes de tudo: um forte !
Um sertanejo forte me invade a brisa da manhã

E atravesso a biblioteca da casa
Por que preciso ver Euclides !

Um livro, um mundo, um Brasil
Um sertanejo, um povo, um novo Homero
Um, dois, três, os mil sertões da Cunha
Na face do menino que foi ver a noite
E encontrou Euclides lavando o dia e ensinando
Do sertão : a poesia !

2 comentários:

  1. Bravos Aldo! Continue assim caro amigo! Abracos mineiros do Andersen (www.andersen.mus.br)

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo Aldo.

    Não é surpresa para mim,mais uma honraria à você.Visto que, a sua vida é preenchida, invariálmente,por honrarias pelo trabalho maravilhoso que voce desenvolve no campo das artes.Multidisciplinar e competente.Eu me sinto honrado e um privilegiado em ter a sua amizade.
    Um abraço meu amigo.

    Antonio Carlos.(cidadão do mundo).

    ResponderExcluir